Se você também sente que tem dificuldades em estudar e praticar a dança tanto quanto gostaria por falta de tempo, saiba que não está sozinha!!! Não mesmo!
Conciliar tudo não é fácil!
E sendo bem sincera às vezes nem é possível, mas ao longo desses anos encontrei algumas alternativas e caminhos possíveis para seguir em frente, mesmo com uma agenda por vezes exaustiva.
São algumas dicas que têm funcionado para mim e que percebo que podem funcionar para outras pessoas também, independente se você é iniciante ou se já dança há muitos anos.
Ajustes que fui aprendendo a fazer e que quero compartilhar com vocês.
Não quero romantizar a falta de tempo e o excesso de trabalho ou ocupação. É crônico, é grave, é estrutural, porém se essa é a realidade que está posta para você agora (e espero de coração que não seja sempre assim), é com ela que você precisa aprender a lidar.
Se a nossa prática e estudo pessoal são tão importantes e fundamentais para o nosso desenvolvimento na dança quanto as aulas, tentar tornar esse caminho mais leve pode nos ajudar a trazer a constância desejada.
A minha intenção aqui é compartilhar e estimular uma rotina possível e lembrar também que altos e baixos fazem parte de uma prática constante.
Então, vamos buscar formas de seguir em frente?
1- Não espere condições perfeitas (Elas não existem!)
O seu desejo precisa ser maior do que "as dificuldades" que surgem. Se a gente for esperar ter o melhor espaço, com um super espelho e muitas horas diárias disponíveis para praticar… não começaremos nunca. Comece com o que vc tem e faça as adaptações possíveis.
2 - Não espere estar super motivada!
Com a nossa rotina diária e cansativa, em muitos momentos isso não vai acontecer. Tente criar o hábito de prática e estudo, independente de como vc se sente. Disciplina pode ser difícil, mas ajuda demais. Levante e dance.
3 - Frequência pode ser mais importante que a duração
O que isso significa? Que dançar 5 ou 10 min na frente do espelho do banheiro todos os dias (ou quase) pode ser mais efetivo para aprender um novo movimento do que 1 hora, 1 vez por semana.
Eu conquistei muitos movimentos assim.
4 - Atenção na prática
Preste atenção no que vc está fazendo, nos caminhos que o seu corpo percorre e como executa um movimento. Atenção é muito importante para o aprendizado da dança. Essa tbm é uma maneira de aproveitar melhor e de forma mais efetiva o tempo que vc tem.
5 - Prazer
Para a sua rotina não se tornar chata e pouco motivadora, encontre prazer no q vc faz. Não faça só aquele movimento super difícil, pratique tbm o que vc gosta!
A intenção aqui é manter a constância e consistência na prática pessoal, e o prazer e a diversão são essenciais para nos manter motivados!
Aproveite o processo! Curta o aprendizado!
6 - Busque uma rede de apoio!
Busque pessoas capazes de te apoiarem e inspirarem! Busque inspiração em quem tem valores próximos aos seus! Busque histórias parecidas! Vc tem amigas e amigos da dança? Compartilhe com eles o seu caminho e tente apoiá-los também. Compartilhar os nossos desafios com pessoas que experimentam uma realidade próxima à nossa, pode ser uma forma de tornar o caminho mais leve.
7 - Tenha metas e objetivos possíveis e alcançáveis.
Fica mais fácil se comprometer com uma rotina de treino se vc tem uma apresentação ou um curso intensivo para se preparar. Já percebeu isso? Se nem sempre esse é o caso, trace pequenas metas pessoais para ajudar.
8 - Pequenas conquistas também merecem recompensas.
Essa ideia pode estar relacionada com a anterior. Para cada meta ou objetivo atingido, estipule uma pequena recompensa para você. Essa pode ser uma forma extra para se motivar.
9 - Tenha cartas na manga
Tenha pequenas sequências ou estudos separados e anotados para aqueles dias que a disposição for mais baixa. Praticar alguma coisa é melhor do que não praticar nada.
10 - Se priorize tbm pq vc pode (e deve!)
Sim!!! Se é importante para vc, priorize um momento de prática sempre que possível. Pode ser 10, 20, 30 minutos. Seja gentil consigo mesma para evitar autocobranças excessivas, mas lembre-se que fazer algo que gosta é uma forma de se priorizar.
11 - Celebre suas conquistas
Nada mais motivador para a prática do q ver o resultado dos seus esforços. Olhe para trás e veja o quanto vc já percorreu! Celebre o que conquistou e continue o seu caminho!
Essas dicas te ajudaram? Aproveita para compartilhar com uma amiga ou amigo que também podem ser ajudados!
Comments